Docentes do Departamento de Fonoaudiologia e aluna egressa publicam artigo: "Desconforto do trato vocal e qualidade de vida em deglutição em idosos"

Artigo EDTV idosos

As professoras do Departamento de Fonoaudiologia da UFES, Margareth Attianezi, Michelle Ferreira Guimarães e Elma Heitmann Mares Azevedo, juntamente com a aluna egressa Mayara dos Santos Cintra publicaram um artigo na Revista Distúrbios da Comunicação em junho deste ano.

Intitulado "Desconforto do trato vocal e qualidade de vida em deglutição em idosos", trata-se de um estudo transversal, realizado no setor de clínica médica e nos arredores do hospital Universitário, onde foram aplicados questionários específicos em 400 indivíduos idosos (200 considerados saudáveis e 200 internados na clínica médica do hospital). O objetivo do estudo foi caracterizar o desconforto do trato vocal e a qualidade de vida relacionada à deglutição em indivíduos idosos.

Acesse o anexo abaixo e obtenha mais informações!

SOBRE A PUBLICAÇÃO:

Data da publicação: junho de 2018.

Autores: Mayara dos Santos Cintra, Margareth Attianezi, Michelle Ferreira Guimarães e Elma Heitmann Mares Azevedo.

Título: Desconforto do trato vocal e qualidade de vida em deglutição em idosos.

Revista: Distúrbios da Comunicação.

Tags: