III ENCONTRO CAPIXABA DE MÃES DE BEBÊS COM FISSURA LABIOPALATINA

Aconteceu no dia 7 de julho de 2016, na UFES, campus Maruípe, o III Encontro Capixaba de mães de bebês com fissura palatina. O evento que ocorre anualmente, em comemoração ao Dia Estadual do Fissurado Lábio-Palatal - 11 de julho, já faz parte do calendário de eventos do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal do Espírito Santo.

A ação faz parte do programa de Extensão da UFES: “Atendimento Fonoaudiológico nos 2 primeiros anos de vida para indivíduos com fissura labiopalatina: da prevenção à reabilitação”, coordenado pela professora Dra Trixy Cristina Niemeyer Vilela Alves e co-coordenado pelas professoras fonoaudiólogas Dra Janaina de Alencar Nunes Queiroz, Dra Liliane Perroud Miilher, Dra Mabel Gonçalves Almeida, Dra Andrea Alves Maia, psicóloga Dra Alessandra Brunoro Motta Loss, médico otorrinolaringologista Dr Henrique Faria Ramos, e pela fonoaudióloga Paula Pinheiro Gerszt. Participam desse projeto as alunas do curso de graduação em Fonoaudiologia da UFES Fernanda O. Ferreira, Natália Moreira dos Santos, Mayara Cyntra, Tuani Nunes Covre, Karolyna Rossi Bono e Thaís Ferreira de Oliveira.

Em cada ano, são elaboradas palestras e oficinas com as mães desses bebês. Nesse ano de 2016 foi escolhido o tema “O desenvolvimento da criança fissurada”, sendo este tema selecionado para atender a demanda de dúvidas das mães, tendo em vista  os questionamentos de várias mães durante os atendimentos clínicos das crianças.

O objetivo do Encontro foi promover uma interação e troca de experiências entre as mães quanto aos primeiros cuidados, alimentação, cirurgias, fala e expectativas, e ainda fornecer informações sobre fissura labiopalatina e tirar dúvidas com relação ao desenvolvimento global da criança com fissura labiopalatina.