Núcleo de Voz do Espírito Santo – VozES

O ‘Núcleo de Voz do Espírito Santo - VozES’ da Universidade Federal do Espírito Santo é um órgão interdisciplinar ligado ao Centro de Ciências da Saúde (Res. 218/2011 – CCS e 05/2013 – CEPE-UFES) e tem como metas implementar, abrigar e consolidar linhas ou grupos de pesquisa e extensão sobre temas pertinentes ao desenvolvimento científico e tecnológico de assuntos ligados à área da voz e sua relação com outros saberes interdisciplinares e com a população.

Adota a siglas “VozES” fazendo alusão à “Voz” (temática em questão) e “ES” ao Estado do Espírito Santo, por ser o primeiro núcleo do estado destinado a atender acadêmicos (graduação e pós-graduação), profissionais (fonoaudiólogos e afins) e população geral.

- Desenvolver investigações relacionadas à área de voz, contribuindo para a produção e aprofundamento do conhecimento teórico e prático.

- Implementar e abrigar linhas e projetos de pesquisa visando sua consolidação para a promoção e valorização da pesquisa, do ensino e da extensão na Universidade Federal do Espírito Santo;

- Fornecer o ambiente adequado para que os grupos existentes na UFES que trabalham com assuntos envolvidos com a comunicação humana, especialmente relacionados à voz, possam se associar fisicamente e gerar, de um modo mais racional e produtivo, novos conhecimentos, produtos e processos.

- Servir como espaço acadêmico para a formação e aperfeiçoamento de professores, pesquisadores e discentes, promovendo a pesquisa e criando condições para a implementação e funcionamento de estágios de educação continuada, estágios em pesquisa básica e aplicada, cursos de atualização, aperfeiçoamento, lato-sensu e stricto-sensu em voz;

- Promover eventos de várias modalidades, tais como: palestras, cursos, seminários, workshops, simpósios e outros, contribuindo para a divulgação dos conhecimentos produzidos nas linhas de pesquisa implementadas pelo Núcleo de Voz.

- As atividades desenvolvidas no Núcleo pelos discentes, sob supervisão de docentes membros do Núcleo de Voz, poderão ser aproveitadas como atividades complementares de disciplinas nos cursos de graduação ou pós-graduação, a critério dos respectivos Colegiados de Cursos.

O Núcleo realiza suas atividades assistenciais e de ensino no ambulatório do HUCAM e as reuniões acontecem quinzenalmente na sala 3 do Prédio Básico II (12:00 – 13:30h). As reuniões tem caráter técnico-administrativo em que assuntos da área são discutidos, assim como projetos são executados e implantados.

Coordenação – carolina.anhoque [at] ufes.br; 3335-7548